quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pigmentação

        Os pigmentos são substâncias coloridas, sendo que alguns são constituintes normais das células, enquanto outros são anormais e só se acumulam nas células em determinadas circunstâncias. Eles podem ser exógenos, originando-se fora do corpo, ou endógeno, sintetizados no próprio corpo.
  • Pigmentos Exógenos - o pigmento exógeno mais comum é o carbono ou a poeira de carvão, que é um poluente do ar onipresente na vida urbana.
  • Pigmentos Endógenos - a lipofuscina é um pigmento insolúvel, também conhecida como lipocromo e pigmento de desgaste ou da senescência. Ela é composta de polímeros de lipídios e de fosfolipídios que formam complexos com proteínas, sugerindo que é derivada da peroxidação lipídica de lipídios proliinsaturados das menbranas subcelulares. 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Calcificação Patológica

      A calcificação patológica é a deposição anormal de sais de cálcio, juntamente com pequenas quantidades de ferro, magnésio e outros sais minerais nos tecidos. É um processo comum em várias condições patológicas.
          Existem duas formas de calcificação distrófica e calcificação metastalica.
  A calcificação distrófica - É encontrada em áreas de necrose, seja ela de coagulação, caseosa ou de liquefação, e em focos de necrose gordurosa enzimática.
 Calcificação metastática - Pode ocorrer em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia. A hipercalcemia, por sua vez, também exacerba a calcificação distrófica.

                                  ENVELHECIMENTO CELULAR

         Começam no momento da concepção, envolvem a diferenciação e o amadurecimento do organismo e de suas células, em alguma, época da vida leva à perda progressiva da capacidade funcional, caracteristica do envelhecimento, e termina com a morte.
        Com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas e estruturais em praticamente todos os sistemas do corpo.
        O envelhecimento celular é o resultado de um declínio progessivo na capacidade proliferativa, e no tempo de vida das células, e o efeito da exposição continuada a influência que resultam no acumulo progressivo de danos celular e molecular.  

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

APOPTOSE

A apoptose é a via de morte celular que é induzidaa por um programa intracelular altamentee regulado, no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas.

CAUSAS DE APOPTOSE

- Ocorre normalmente em várias situações e serve para eliminar células indesejáveis ou potencialmente danosas e células que jáa não sejam mais úteis.

MECANISMOS DA APOPTOSE

- A apoptose é induzida por uma cascata de eventos moleculares que podem ser iniciados de modos distintos, culminando na ativação das caspases. Como considera-se que muita ou pouca apoptose representa a base de várias doenças, tais como as doenças degenerativas e o câncer, existe um grande ionteresse em se elucidar os mecanismos desse tipo de morte celular.

EXEMPLOS DE APOPTOSE
  • Apoptose após a privação de fatores de crescimento.
  • Apoptose mediada por dano ao DNA.
  • Apoptose induzida pela família de receptores do fator de necrose tumoral.
  • Apoptose mediada pelo linfócito T citoxóxico.